Sintespar
SINTESPAR A LABORAL

 
Paraná
 
AreaSeg
  Favoritos e Comapartilhe

SINDICATO DOS TÉCNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO
NO ESTADO DO PARANÁ

Reconhecido pelo Ministério do Trabalho em 30/09/88
Publicado no D. O. U. 04/10/88
Técnico de Segurança do Trabalho - Profissão Regulamentada
Lei 7.410 de 27/11/85 e Regulamentado pelo Decreto 92.530

O Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado do Paraná - Sintespar - com sede e foro na cidade de Curitiba, Estado do Paraná, é constituído para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria dos Técnicos de Segurança do trabalho, na base territorial do Estado do Paraná, fundando com o intuito de colaborar como órgão consultivo dos poderes públicos e as demais instituições no sentido da solidariedade social, sendo sua duração por prazo indeterminado.

Os Técnicos de que trata este artigo são: os antigos inspetores de Segurança do Trabalho, Supervisores de Segurança e Higiene do Trabalho e os Técnicos de Segurança do Trabalho. De acordo com a Lei 7.410 de 25/11/85 e Decreto Lei 92.530 de 09/04/86, inclusive aqueles que exerceram atividades de ensino, no campo da Segurança do Trabalho e que satisfaçam as Leis Supra.representação da categoria profissional, abrange não só os técnicos em segurança do trabalho contratados por empresas com atividade econômica relacionadas no ART. 1º, como também os empregados em empresas coligadas, em empresas pertencentes ao mesmo grupo econômico e em empresas com atividades econômicas correlatas, terceirizadas e quarteirizadas.

Em outubro de 1981 fizemos a primeira reunião para criação da então Associação Profissional dos Supervisores de Segurança do Trabalho no Estado do Paraná, e o grande mérito desta iniciativa em prol desta futura categoria foi do companheiro amigo, Elias Martins, que atuava na época no Setor de Segurança do Trabalho da DRT. Delegacia Regional do Ministério do Trabalho, e que teve várias dificuldades a principal é que naquela época que parece não ser tão longe assim, funcionário público não podia participar de organização classista, Elias hoje é Auditor Fiscal do Ministério do Trabalho em Curitiba.

E outras pessoas também tiveram papel importante neste inicio, como Feliciano Moreira, Ari Luis Antunes, Isaias do Carmo, Elias de Oliveira, Walter César dos Santos, Airton Nardelli, Adir de Souza.

É um Sindicato de Profissionais Técnicos com Profissão Regulamentada pela Lei 7.410/85 - representa a categoria pela sua formação diferenciada, reúne todos os Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado do Paraná, não importando o setor de atividade econômica em que sua empresa se situe. Nesse caso, decisiva, como critério de agrupamento, é a profissão, independentemente da categoria onde é exercida. Portanto, o Técnico de Segurança Trabalho, faz parte da competência do SINTESPAR.

Os responsáveis pelos recursos humanos das empresas e o próprio técnico de Segurança desconhecem o aspecto legal da nossa profissão que é diferenciada por não termos um correlato econômico, e por isto recolhem contribuição Sindical erroneamente, para as categorias preponderantes, outra dificuldade que temos é das convenções coletivas de trabalho que para dar garantia, temos assinadas e registrada no Ministério do Trabalho várias convenções isto é como somos categoria diferenciada temos que fechar a mesma com todos os sindicatos Patronais, portando não temos apenas uma convenção como os outros Sindicatos, mas devemos lembrar que mesmo a negociação sendo efetuada com diferentes Sindicatos o valor do piso não é diferenciado mas sim um valor único para todos TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO. Garantindo todos os anos um reajuste sobre mesmo.