Uso de lentes de contato no ambiente de trabalho
Enviado por Jean Carlos <jcarlos@vcg.com.br> em 27/07/2009, 09:06
Uso de lentes de contato no ambiente de trabalho
Edição - Janeiro de 2008 Este Informativo Técnico foi produzido pela área de Saúde Ocupacional e Segurança Ambiental da 3M e é destinado aos Profissionais de Segurança. Se desejar obter mais informações, utilize o formulário do Fale Conosco.
Uso de lentes de contato no ambiente de trabalho
Nos últimos tempos tem havido muitas dúvidas a respeito do uso de lentes de contato no ambiente de trabalho, este artigo tem a intenção de esclarecer alguns pontos a respeito deste assunto. Para isso vamos dividir em dois assuntos: uso de lentes de contato em ambientes onde existem gases e vapores, e uso de lentes de contato onde existem arco elétrico, ou radiações de solda.
Primeiramente vamos falar do uso de lentes de contato em locais onde existem gases e vapores. Desde 1978 a recomendação do NIOSH era que trabalhadores não usassem lentes de contato em ambientes com este tipo de contaminantes, esta recomendação era consistente com as práticas industriais da época. Em 2005 o NIOSH publicou um boletim com algumas recomendações a respeito do uso de lentes de contato no ambiente de trabalho.
A maior preocupação que existe em torno do tema é a possibilidade de haver reação da lente de contato com o contaminante presente no ambiente, sendo assim vários laboratórios estudaram os fenômenos de adsorção e absorção de ácidos, bases e outros solventes pelas lentes de contato. Estes estudos indicaram que a adsorção e absorção que ocorre não seria um risco significante para os olhos do trabalhador. Partindo disso a recomendação é que usuários possam usar lentes de contato no ambiente de trabalho, desde que dada a devida proteção, pois lentes de contato não são equipamentos de proteção e o uso das mesmas não reduz os requerimentos de proteção aos olhos e face.
Uma vez que o contaminante no ambiente seja um gás ou vapor que cause irritação aos olhos já requer o uso de proteção aos olhos, sejam óculos ampla visão ou respirador facial inteiro, e o uso de lentes de contato seria uma boa opção para aqueles equipamentos que não possuem a opção de um clip para lente graduada.
Porém ainda assim algumas recomendações devem ser seguidas:
1) Conduzir uma análise de riscos aos olhos no ambiente de trabalho, que inclua quais os contaminantes presentes, seus limites de exposição, se há possibilidade de irritação aos olhos, estado físico em que se encontra: poeiras, líquidos ou vapores, e possíveis vias de exposição. Para os usuários de lentes de contato a análise de risco deve incluir avaliação de possíveis reações do contaminante com a lente.
2) Uma vez definida a presença de gases e vapores no ambiente, a mínima proteção requerida para os olhos, são óculos ampla visão, bem vedados e não ventilados, ou respirador tipo peça facial inteira, seja para um usuário de lente de contato ou não.
3) Os supervisores da área de segurança devem saber de todos os funcionários que usam lentes de contato, para garantir que a correta proteção está disponível.
4) Usuários e visitantes devem ser notificados de áreas onde o uso de lentes de contato seja proibido, por políticas da empresa.
As recomendações acima, foram tiradas do boletim NIOSH, e se aplicam à ambientes com gases e vapores, não à ambientes, com calor excessivo, ou presença de particulados.
Vamos agora falar sobre o uso de lente de contato em operações de solda e arco voltaico. Nos últimos tempos muitos boatos surgiram de trabalhadores que tiveram a lente de contato aderida aos olhos, e somente perceberam o fato horas mais tarde quando a mesma já havia fundido na córnea. Nenhum destes boatos foram realmente provados, e muitas organizações internacionais como OSHA (Occupational Safety and Health Admistration), FDA (Food and Drug Admistration), NSC (National Safety Council) e nacionais, como a SOBLEC(Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria), publicaram que tais incidentes não poderiam ocorrer.
Um dos motivos para que estes relatos sejam apenas boatos, é que as radiações infravermelhas e microondas, presentes no arco voltaico e na solda, se atingissem os olhos em quantidade suficiente para secar a lente de contato, resultariam em dor insuportável para o trabalhador, pois as mesmas queimariam outras estruturas como pálpebras, cílios, cristalino e até mesmo a pele. Além do mais uma lente de contato desprovida de água, ficaria deformada, o que tornaria seu uso incompatível com o olho humano.
Conclui-se que o uso de lentes de contato não torna o olho mais ou menos susceptível a acidentes. Porém algumas recomendações são feitas para estas situações:
1) Use sempre as lentes de contato em conjunto com a proteção aos olhos adequada.
2) Os supervisores da área de segurança devem saber de todos os funcionários que usam lentes de contato.
3) Treine os funcionários quanto à maneira correta de remoção das lentes de contato.
4) Conscientize os funcionários que usam lentes de contato, para terem sempre um par de lentes reserva, ou um par de óculos em mãos, para evitar tempo não trabalhado em caso de perda das lentes.
Comentários de Jean Carlos
Powered by Free PHP message board 1.3 from PHPJunkYard - Free PHP scripts
|