Mulheres têm a delicadeza das flores, a força de ser mãe, o carinho de ser esposa, a reciprocidade de ser amiga, o dom de iluminar a todos com um sorriso e o amor por ser mulher! Feliz Dia da Mulher!
SINTESPAR
Por que celebrar o Dia da Mulher?
O Dia Internacional da Mulher é mais do que uma data comemorativa, ele surgiu devido a lutas das mulheres por seus direitos, é um dia de conscientização para alertar contra as desigualdades existentes na sociedade atual.
A data comemorada no dia 8 de março é um momento de refletirmos sobre como estamos lidando com o papel das mulheres na sociedade (dentro e fora do ambiente corporativo), como estamos tratando as mulheres à nossa volta. Será que não estamos colocando elas em uma posição de inferioridade simplesmente pelo fato de serem mulheres?
As mulheres no mercado de trabalho:
Embora tenha havido avanços nas últimas décadas em relação ao mercado de trabalho, o cenário trabalhista para as mulheres continua sendo desafiador independentemente da área de atuação.
Segundo um estudo da 15ª edição da International Business Report (IBR) – Women in Business 2019, realizado pela Grant Thornton, 93% das empresas do Brasil têm pelo menos uma mulher como líder. A média global de cargos de liderança ocupados por mulheres é de 87%, ou seja, o Brasil está acima da média global.
Entretanto, a situação muda se analisarmos que a proporção de mulheres em cargos de liderança no Brasil foi para 25%, caindo quatro pontos percentuais em relação a 2018 e saindo da média global de 29%.
Quem está no topo da lista de empresas que mais têm mulheres em cargos de liderança, até o momento do estudo, é a Índia (99%), a Indonésia (97%) e a Nigéria (98%). O Brasil ocupa a 10ª posição.
Com esses dados fica ainda mais clara a importância de continuar lutando por direitos iguais entre homens e mulheres.