Governança eficiente e responsável baseia processos de recriação da pasta e de qualificação dos serviços prestados ao cidadão
O Ministério da Previdência Social (MPS) e o Tribunal de Contas da União (TCU) discutiram em reunião nesta sexta-feira (10), em Brasília (DF), o aprimoramento da transparência e do controle na gestão de recursos vinculados à pasta. A pauta foi abordada durante audiência do ministro Carlos Lupi com o presidente da Corte, Bruno Dantas.
Prioridade desde a recriação da pasta, no início de janeiro, a governança com processos e rotinas eficientes e responsáveis contará com o apoio técnico dos auditores do TCU, que participarão de reuniões periódicas com as áreas do MPS e órgãos vinculados, como o INSS e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
“Para garantir a cidadania dos mais de 37 milhões de beneficiários em todo o Brasil, a transparência e a conformidade são pontos indissociáveis e que precisam estar em constante evolução no Ministério. A partir dessa premissa, buscamos o alinhamento constante para progredir de forma consolidada”, relatou.
“Entre as propostas apresentadas, evidenciei a criação do nosso sistema público de dados. Vamos estruturar uma plataforma que ofereça aos órgãos de fiscalização, bem como a cada brasileiro, uma atualização contínua e aberta da Previdência”, acrescentou.
Ao valorizar a iniciativa do governo federal, Bruno Dantas ratificou o interesse do TCU de apoiar a evolução das boas práticas na execução das políticas públicas.
“O Ministério tem um orçamento grande e capilaridade. Para realizar isso, só com boas regras de governança”, afirmou.