É com imenso pesar que o SINTESPAR – Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Paraná comunica o falecimento, ocorrido na manhã de hoje, do técnico de Segurança do Trabalho Cosmo Palasio de Moraes Junior.
Cosmo foi diretor do SINTESP (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de São Paulo), professor, consultor e palestrante de Saúde e Segurança do Trabalho. Reconhecido nacionalmente, era também membro do Conselho Editorial da Revista Proteção, colunista da seção NRs no Dia a Dia e autor do blog SST na Prática. Atuava ainda como jurado do Prêmio Proteção Brasil, sempre com sensibilidade, coerência e profundo comprometimento com a área de SST.
Referência e inspiração para todos nós, técnicos de Segurança do Trabalho, Cosmo era movido pela paixão pela prevenção. Deixa um legado inestimável de boas práticas, dedicação e empatia, marcado por sua habilidade de transformar o conhecimento técnico em ensinamentos acessíveis e práticos para os trabalhadores e profissionais da área.
O colega foi vítima de mal súbito e foi encontrado em sua residência nesta manhã. Seu falecimento representa uma perda irreparável para toda a comunidade de Saúde e Segurança do Trabalho no Brasil.
Reproduzimos aqui a homenagem de Alexandre Gusmão, diretor da Revista Proteção:
“O Brasil perde um grande batalhador da boa informação sobre segurança e saúde no trabalho. Nos deixou um dos maiores técnicos de Segurança do Trabalho do Brasil. Técnico de Segurança na sua essência. Gente que se preocupava realmente com os trabalhadores. O Cosmo era coerente em sua trajetória. Saía de uma palestra ou curso para muitas pessoas e minutos depois estava conversando com o vigia de alguma obra sobre como estavam as coisas. Dono de um coração gigantesco, Cosmo sabia como poucos falar e escrever de modo simples para permitir que as pessoas o entendessem. Autor de uma das mais lidas colunas na Revista Proteção, ele abordava com sabedoria pontos que muitos não percebiam. Sua atuação como professor era inspiração para muita gente. Falava com a convicção de estar transformando a vida das pessoas. E realmente acreditava nisto. Mudava muitas vezes como as pessoas percebiam a SST. Era sério quando precisava ser, mas tinha um humor especial, que transformava seus cursos e palestras em experiências muito agradáveis para seus alunos. Buscava justiça sempre. Este foi um de seus diferenciais como jurado, desde a primeira edição, do Prêmio Proteção Brasil. Nos debates lembrava que as soluções simples poderiam ser replicadas em muitas empresas. Batalhava por efeitos concretos e odiava a prevenção cartorial feita de documentos vazios que só serviam para auditorias pouco profundas. Era um homem voltado para cuidar de gente. Entretanto esquecia dele mesmo ao consumir muitas carteiras de cigarro. Mas, afinal, ninguém é perfeito. Você deixará um vazio nas pessoas que lhe conheceram, amigo Cosmo.”
O SINTESPAR presta solidariedade aos familiares, amigos e a todos os profissionais que se inspiraram na trajetória de Cosmo. Que seu legado continue a iluminar nosso caminho na prevenção e no cuidado com a vida.