A inovação na área da saúde está se expandindo cada vez mais e com possibilidades extremamente promissoras. É o que chamamos de tecnologia na saúde.
Isso acontece principalmente devido às tecnologias atuais e futuras que estão sendo aplicadas no dia a dia de clínicas, consultórios e hospitais,ajudando a melhorar o atendimento e os cuidados com o paciente.
E, da mesma forma que acontece em outros setores, as empresas que apostam em tecnologia na saúde estão obtendo diversas vantagens no mercado que está cada vez mais competitivo.
Tais tecnologias podem ser usadas até mesmo por profissionais e gestores de pequenas clínicas e consultórios, para que elas também se beneficiem.
Mas, para que isso seja possível, é preciso que elas conheçam as tecnologias que já existem e qual o seu potencial para seu estabelecimento.
Dessa forma, se você está buscando informações acerca das novas tecnologias na área da saúde e deseja saber as tendências para 2022 e anos seguintes, continue lendo este artigo.
Boa leitura!
O que é tecnologia na saúde?
A tecnologia na saúde nada mais é que todas as soluções desenvolvidas por meio da combinação entre as duas áreas.
Tal parceria existe há séculos, e ela é fundamental para a evolução que vem acontecendo em ambos os setores.
Isso se dá pois a saúde cria as demandas, e a tecnologia aprimora o seu aparato para suprir tais demandas.
Dessa forma, a tecnologia vai proporcionando diversos avanços, tanto na prestação de serviços, quanto em novos equipamentos..
E, devido a esses avanços tecnológicos, foi possível a humanidade desenvolver diversas técnicas para prevenção e combate de doenças que já provocaram muitas tragédias ao dizimar milhões de pessoas.
Um bom exemplo no Brasil é o trabalho pioneiro do médico sanitarista Oswaldo Cruz, que, por meio de seu conhecimento acerca da peste bubônica e da febre amarela, ajudou a erradicar tais doenças no país por meio do desenvolvimento de vacinas e soros na década de 1900.
Por esse motivo, o Governo Federal faz campanhas de vacinação em massa, para a imunização e erradicação da poliomielite, rubéola, tétano, entre outros males.
Por esse motivo, a tecnologia na saúde tem sido cada vez mais usada e explorada em todo o mundo.
Importância da tecnologia na saúde
A tecnologia é extremamente importante pois ela gera muitos impactos na forma que são feitos os tratamentos das doenças, e também na gestão da saúde e no acompanhamento dos pacientes.
Dessa forma, a tecnologia permite a tomada de decisões de uma forma mais acertada.
Com tais ferramentas a área da saúde consegue fazer o levantamento das informações sobre os pacientes, bem como saber das ações preventivas que precisam ser tomadas para diminuir o risco de doenças.
Além disso, usando as tecnologias na saúde com foco na prevenção das condições que geram determinadas doenças é possível diminuir os custos operacionais que o SUS e os planos de saúde possam vir a ter.
Principais benefícios
As novas tecnologias utilizadas na medicina vêm impactando tanto nos cuidados com a saúde, quanto com a relação existente entre o médico e o paciente.
Isso aconteceu pois agora é possível fazer o monitoramento por wearables, dando mais autonomia e responsabilidade para os pacientes.
Além disso, a tecnologia na saúde ajudou desde a educação na área de saúde até a prática clínica, fazendo a promoção da saúde e a prevenção de doenças.
Mas não é só isso, a tecnologia na saúde ainda traz os seguintes benefícios:
- Diagnósticos mais precisos;
- Melhora do atendimento;
- Gestão mais eficiente;
- Controle financeiro pois é possível fazer o acompanhamento das despesas e faturamento e do avaliar e avaliar se os recursos estão sendo usados de forma correta;
- Organização das tarefas administrativas (recepção, financeiro, recursos humanos etc.);
- Gestão de pessoas, o que ajuda na divisão de tarefas e o controle de produtividade dos colaboradores;
- Controle de estoque, evitando desperdícios ou falta de materiais;
- Padronização dos procedimentos;
- Integração das informações;
- Exatidão nas técnicas cirúrgicas;
- Prevenção em foco;
- Redução de erros.
Desvantagens da tecnologia na saúde
Entretanto, nem tudo são flores, e a tecnologia na saúde também conta com algumas desvantagens, que são:
- Cobertura de seguro: nem todas as seguradoras cobrem todas as tecnologias;
- Proteção de dados médicos: hackers e outros criminosos podem acessar dados médicos de algum paciente;
- Atrasos no atendimento: pode ocorrer atraso no atendimento;
- Questões de licenciamento: nem todas as leis estaduais permitem o uso da telemedicina;
- Preocupações tecnológicas: geralmente é difícil encontrar a melhor plataforma digital para sua clínica ou consultório;
- Incapacidade de examinar pacientes: determinados provedores não armazenam todos os dados necessários do paciente.
Mas, mesmo com essas desvantagens, as vantagens em usar a tecnologia na saúde superam elas.